Ética


    Ética
04/02/2015
·       Definições:

·       Ética moral

·       Ética do cuidado

·       Psicologia oque é

·       Psicologia e ética

·       PR 16,32

·       Psicanálise

·       Relação interpessoais

 

“Deixe suas escolhas refletirem suas esperanças e nos seus medos”

Nelson Mandela

 

AULAS DE ÉTICA

 

IFET / IF Sul de Minas – CIEG – Elias José

 

Rodrigo Fernando Ribeiro – Psicólogo Clínico – CRP-04/26033

 


 

·       1º ENCONTRO (3 aulas):

 

- O que é Ética? (ethos = casa, morada humana);

 

- O que é Moral? (mores = hábitos, costumes, tradições, comportamentos);

 

- Podemos dizer que ética é a morada da moral;

 

- Ética é um caminho para o bem... Uma jornada em direção à felicidade;

 

- Está direcionada às relações entre os indivíduos;

 

- A ética do cuidado... Precisamos cultivar o cuidado que salva a vida (reflexão sobre a palavra cultivar); SABER CUIDAR (a cooperação é o que nos salvará da desgraça individual e coletiva... Individual por quê? Coletiva por quê?);

 

- O que é Psicologia? (autoconfrontação – autoconhecimento – autocontrole);

 

- Psicologia & Ética (qual é a relação?): hiperinformação teórica sem autocontrole não faz da prática uma eficiente aplicação da teoria;

 

- Provérbios 16,32: “Paciência vale mais que valentia, e dominar a si mesmo vale mais que conquistar uma cidade”;

 

- Psicanálise: “De nada adianta saber o que precisa ser feito, se você não estiver emocionalmente preparado(a) para fazê-lo.”

 

- Sem autoconhecimento não existe evolução humana. Em vez de dar passos, você fica marcando passo. Não progride do ponto de vista psíquico e comportamental. Assume a postura do normopata, da múmia automatizada. Torna-se uma pessoa neurótica, e a essência da neurose é a inflexibilidade, a rigidez de pensamento e de atitude.

 

- Autoconhecimento = tomada de consciência;

 

- Perspectiva ética = “Uma consciência de responsabilidade só é possível com consciência histórica.” João Batista Libanio

 

- Existe mundo sem história? Existe ser humano sem história?...

 

- A psicoterapia oferece autoconhecimento;

 

- Todos nós somos, ao mesmo tempo, sapientes e dementes... Temos dentro de nós anjos e demônios, luz e trevas, o cordeiro e o lobo... Somos sim capazes de fazer o bem, mas também somos inclinados a fazer o mal;

 

- Livro Civilização Planetária, de Leonardo Boff (pp. 38; 88/Gandhi; 78-79; 102-103);

 

- História da humanidade ou da desumanidade? Definições de História:

 

* “Civilização: barbárie organizada pela força... Desde o início da civilização nunca houve um ano de paz na Terra.” (J. A. Gaiarsa).

 

* “História: a síntese dos crimes e desgraças do gênero humano.” (Voltaire).

 

- A guerra é a maior chaga, o maior podre da humanidade, que mata milhares de pessoas e faz fortunas...

 

- “O ser humano é responsável por aquilo que lhe compete fazer, por isso é o único ser ético da criação.” (L. Boff; do mesmo livro acima, p. 72);

 

- Dostoievski: “Se Deus não existisse, tudo seria permitido.” O problema é quando mentes psicopatas fazem guerras em nome de Deus... Mas a guerra não é a glória de Deus... A guerra é a vitória do Diabo!

 

- Sabedoria 4,20;

 

- Santo Inácio de Loyola: “Qualquer coisa que eu escolher, deve ser tal que me ajude para o fim para que sou criado, não subordinando nem sujeitando fim ao meio, mas o meio ao fim.”

 

- “Os fins justificam os meios” – Nicolau Maquiavel;

 

Pergunta: "Será que os fins justificam os meios?"

 

Resposta: “A resposta a esta questão depende do que esses fins ou metas são e os meios que estão sendo utilizados para alcançá-los. Se os objetivos são bons e nobres e os meios que usamos para atingi-los também são bons e nobres, então sim, os fins justificam os meios. Entretanto, não é isso o que a maioria das pessoas quer dizer quando usa a expressão. A maioria usa isso como uma desculpa para alcançar seus objetivos através de quaisquer meios necessários, não importa quão imoral, ilegal ou desagradável esse meio seja. O que a expressão geralmente significa é algo assim: "Não importa como você alcance o que quer, contanto que você o alcance."

 

A expressão "o fim justifica os meios" normalmente envolve fazer algo errado para atingir um fim positivo e justificar esse erro ao apontar para um bom resultado. Um exemplo seria mentir no currículo para conseguir um bom emprego e justificar a mentira ao dizer que o maior salário permitirá que o mentiroso providencie de forma mais adequada para a sua família. Outra pessoa pode tentar justificar o aborto de um bebê para salvar a vida da mãe. Mentir e dar fim a uma vida inocente são moralmente errados, mas o sustento da família e salvar a vida de uma mulher são moralmente corretos. Onde, então, estabelecer um limite?

 

O dilema sobre os fins/meios é um cenário popular na discussão ética. Normalmente, a pergunta é algo assim: "Se você pudesse salvar o mundo matando alguém, você faria isso?" Se a resposta for "sim", então um resultado moralmente certo justifica o uso de meios imorais para ser alcançado. No entanto, há três coisas diferentes a considerar em tal situação: a moralidade da ação, a moralidade do resultado e a moralidade da pessoa que executa a ação. Nesta situação, a ação (assassinato) é claramente imoral e o assassino também o é, mas salvar o mundo é um resultado bom e moral. É mesmo? Que tipo de mundo está sendo salvo se os assassinos são autorizados a decidir quando e se o assassinato é justificado e ainda permanecem livres? Ou será que o assassino terá que encarar punição pelo seu crime no mundo que salvou? O mundo que foi salvo será justificado em tirar a vida de alguém que tinha acabado de salvá-lo?

 

Do ponto de vista bíblico, é claro, o que está faltando nessa discussão é o caráter de Deus, a lei de Deus e a providência de Deus. Porque sabemos que Deus é bom, santo, justo, misericordioso e reto, quem tem o Seu nome deve refletir o Seu caráter (1 Pedro 1:15-16). Assassinar, mentir, roubar e todos os tipos de comportamentos pecaminosos são a expressão da natureza pecaminosa do homem, não a natureza de Deus. Para o cristão cuja natureza tem sido transformada por Cristo (2 Coríntios 5:17), não deve haver a justificação do comportamento imoral, não importa a sua motivação ou resultado. Deste Deus santo e perfeito, temos uma lei que reflete os Seus atributos (Salmo 19:7; Romanos 7:12). Os Dez Mandamentos deixam claro que o assassinato, adultério, roubo, mentira e ganância são inaceitáveis aos olhos de Deus e Ele não tem uma "cláusula de escapamento" para a motivação ou racionalização. Observe que Ele não diz: "Não matarás a não ser que seja para salvar uma vida." Isso é chamado de "ética situacional" e não há espaço para isso na lei de Deus. Então, claramente, do ponto de vista de Deus, não há fins que justificam os meios de quebrar a Sua lei. Vale à pena salientar, no entanto, que muitas pessoas cometem o erro de dizer que o mandamento da Bíblia, “Não matarás”, aplica-se à guerra. No entanto, a Bíblia na verdade diz que não devemos assassinar. A palavra hebraica significa literalmente “o assassinato intencional, malicioso e premeditado de outra pessoa”.

 

Também em falta na discussão sobre os fins/meios é uma compreensão da providência de Deus. Deus não se limitou a criar o mundo, preenchê-lo com pessoas e depois deixá-las para sobreviver por conta própria, sem nenhuma supervisão dEle. Pelo contrário, Deus tem realizado o Seu plano e propósito para a humanidade através dos séculos. Cada decisão tomada por cada pessoa na história tem sido sobrenaturalmente aplicada a esse plano. Ele afirma esta verdade de forma inequívoca: "que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade; que chamo a ave de rapina desde o Oriente e de uma terra longínqua, o homem do meu conselho. Eu o disse, eu também o cumprirei; tomei este propósito, também o executarei" (Isaías 46:10-11). Deus está intimamente envolvido e no controle de Sua criação. Além disso, Ele afirma que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que o amam e são chamados segundo o Seu propósito (Romanos 8:28). Um cristão que mente em um currículo ou aborta um bebê estaria violando a lei de Deus e negando a Sua capacidade de sustentar uma família e preservar a vida de uma mãe se essa for a Sua vontade. Aqueles que não conhecem a Deus podem ser forçados a justificar os seus meios para um fim, mas aqueles que se dizem filhos de Deus não têm qualquer razão para quebrar um dos mandamentos de Deus, negar o Seu propósito soberano ou envergonhar o Seu nome.”

 


 

 

 

- Prestaremos contas... Salmo 1,6; Isaías 1,28; Provérbios 1,7; Eclesiástico 1,9 (temor = respeito profundo); 2Coríntios 5,10 – EXAME DE CONSCIÊNCIA;

 

- Ética e Religião – qual a relação?

 

- A raiz de todo pecado (Bíblia): 1Tm 6,10; Mc 7,20-23; Mt 15,15-20; Tg 1,14; Gl 5,16-17.

 

- A ética protestante santificava a acumulação de capital e o trabalho, como observou o sociólogo alemão Max Weber (fator este que contribuiu para o pioneirismo da Inglaterra na época da Revolução Industrial no século XVIII);

 

- Não se pode servir a dois senhores (Lc 16,13; Mt 6,19-24);

 

- Distorção da verdade: os fins justificam os meios (o dinheiro não pode ser visto como um fim, e sim como um meio);

 

- PARTILHA... Um extraordinário valor ético – a força da cooperação (texto-imagem / crianças africanas);

 

- NP (não presencial): autoconfrontação.

 

 

 

 

 

·        2º ENCONTRO (3 aulas):

 

- Livro: Violência – psicanálise, direito e cultura (Introdução);

 

- Relações interpessoais antiéticas e imorais (“porcos espinhos”);

 

- Relações de vingança – uma das raízes da desgraça humana...

 

- Olho por olho, dente por dente... (Dt 19,21):

 

Olho por olho, dente por dente, é uma expressão que significa vingança, e que o castigo deve ser dado na mesma proporção do dano causado.

 

Olho por olho, dente por dente, é um dito popular que sugere uma punição do mesmo tamanho da ofensa.

 

A expresão "Olho por olho, dente por dente", surgiu na antiquidade, onde a justiça era feita pelas mãos dos homens.

 

Código de Hamurabi

 

Hamurabi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C., é o autor de 282 leis, que ficaram conhecidas como Código de Hamurabi, baseadas na lei de talião, pena antiga pela qual se vingava o delito, infligindo ao delinquente o mesmo dano ou mal que ele praticava. Olho por olho, dente por dente, era a base de qualquer justiça: "Se uma pessoa arrombar uma casa alheia, deverá ser condenado à morte e ser enterrado na parte da frente do local do arrombamento". "Se alguém acusa o outro, mas não pode prová-lo, o acusador será morto"

 

Descoberto em 1901, pelo arqueólogo francês, Jacques de Morgan, nos arredores da antiga Susa, atual Tunísia, o Código de Hamurabi encontra-se hoje no Museu do Louvre, em Paris.

 

Olho por olho, dente por dente na Bíblia

 

A expressão olho por olho, dente por dente também se encontra na Bíblia, mais concretamente em Êxodo 21:24: "Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé." Nesta passagem, Deus revelou a Moisés algumas leis para que ele passasse para o resto do povo. Esta lei se encaixa nas leis a respeito da violência.

 

No entanto, essas coisas mudaram com a vinda de Jesus e da Nova Aliança. Em Mateus 5:38-39, Jesus disse: "Vocês ouviram o que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, lhes digo: Não se vinguem dos que lhes fazem mal. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também."

 

Muitos anos mais tarde, Gandhi afirmou: "Olho por olho e o mundo acabará cego". Com estas afirmações, Jesus e Gandhi estavam revelando a importância do perdão e da não-violência, porque a vingança corrói e cega o ser humano.

 

- Somos herdeiros do pecado original, cometido por Adão e Eva? Somos herdeiros de uma herança familiar longínqua e antiquíssima, onde alguns membros cometiam a lei de talião? Estamos pagando, através de uma sociedade de muitos modos antiética e imoral, pelos pecados dos nossos antepassados? – VAMOS REFLETIR: Br 3,8; Jo 9,3; Eclo 17, 24;

 

- Como eu elimino o fogo? (fazendo uso de uma força contrária); - Jesus dizia para não pagar o mal com o mal; lei de talião (equivalente retaliação – “olho por olho, dente por dente”; Jesus – “não julguem para não serem julgados na mesma medida” – Mt 7,1-5); Ele dizia para dar a outra face; Ele queria somente fazer o bem; Ele queria a paz... Ele não queria a vingança, e sim o perdão... Ele pregou o Reino de Deus, e no Reino de Deus não há lugar para nenhum tipo de maldade... Por isso o Diabo será lançado no inferno. Não há lugar para o Diabo no Céu...

 

- Prof. Hermógenes: “O amor reaproxima, vence a distância e a ignorância.”

 

- Vinícius de Moraes: “A vida é a arte do encontro.”

 

- Deus reúne as pessoas que se amam...

 

- Consumismo exacerbado/competição alucinada... O protestantismo estadunidense deu origem ao american way of life (“liberdade individual, busca do sucesso pessoal e da riqueza através da ação, cada qual procurando agarrar as oportunidades que Deus lhe deu” – o exagero: pregações que dizem “quem não der no mínimo R$100,00 não terá bênçãos na sua família”)...

 

- Perguntaram ao Dalai Lama, o que mais o surpreendia na humanidade. Ele respondeu: “Os homens... Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... E morrem como se nunca tivessem vivido.”

 

- Pr 16,1; 19,21 e 1Jo 5,14... SENTIDO: Entre todos os planos encarados, a escolha do homem é feita sob a inspiração/orientação de Deus.

 

- Porém, por desobediência e soberba, muitos ignoram a Deus – REFLEXÃO: Dt 30,15; Eclo 15,16-17; Gl 6,7.

 

- Charles Chaplin: “Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror.”

 

- E assim, em sociedade, facilmente podemos ficar presos... Tensos, contidos, contraídos, ansiosos, angustiados, cínicos, apáticos, estressados e depressivos...

 

- Prof. Hermógenes: “A verdadeira liberdade é estar na unidade.”

 

- É tudo desgraça? Não... “Uma árvore que cai faz mais barulho que uma floresta que cresce”...

 

- O bambu chinês:

 


Depois de plantada a semente do bambu chinês, não se vê nada por aproximadamente 5 anos - exceto um diminuto broto. Todo o crescimento é subterrâneo; uma complexa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra, está sendo construída. Então, ao final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros. Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento e, às vezes, não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas, se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará; com ele virão mudanças que você jamais esperava. Lembre-se que é preciso muita ousadia para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita profundidade para agarrar-se ao chão.

 

 

 

- ATENÇÃO: aquilo que não virou notícia na TV é como se não existisse ou não acontecesse... Ex.: crianças salvando um cãozinho (Pasta de Estudos);

 

- CRISE... Oportunidade de crescimento (lagarta-casulo-borboleta);

 

- “Um parto é sempre difícil e perigoso. O nascituro passa pela pior crise da vida. Por todos os lados é apertado. Finalmente é expulso do útero. Eis a condição do novo.” (L. Boff; do mesmo livro acima, p. 71);

 

- O sofrimento é o que possibilita o fortalecimento (ex.: atividade muscular);

 

- O sofrimento (Prof. Hermógenes): “O sofrimento não alcança apenas os maus, os perversos. O sofrimento alcança os bons. O sofrimento dos bons pode ser a oportunidade de afastar futuros obstáculos... Não digo talvez os últimos, mas os obstáculos mais sérios.”

 

- Santa Clara de Assis: “Jesus é a Ponte entre Aquele que tudo pode e as criaturas que de tudo precisam. Seja você também uma ponte que liga os que têm de sobra, com aqueles que sentem falta de tanta coisa.”

 

- Madre Teresa de Calcutá: Dar o peixe para fortalecer, depois o anzol, pois muitas vezes a pessoa não tem nem forças para pegar o anzol. Então, a frase “não dê o peixe, ensine a pescar” nem sempre pode ser aplicada. Essa é a importância do CONTEXTO (sem contexto não há significado – assistencialismo x humanidade de base);

 

- Papa Bento XVI: “A grandeza da humanidade determina-se essencialmente na relação com o sofrimento e com quem sofre.”

 

- Papa Francisco: “A caridade é simples: adorar a Deus e servir os outros.”

 

- Padre Léo: “Lembre-se de que o mar vermelho se abriu, mas foi necessário que Moisés tivesse a iniciativa de dar o passo em direção ao mar.”

 

- A história do beija-flor na floresta...

 

- Mt 5,9 (promotores da paz);

 

- “Vocês são o sal da terra... Vocês são a luz do mundo” (Mt 5,13.14). Sal demais estraga a comida; luz demais te deixa cego;

 

- O JOIO E O TRIGO: A justiça final, o julgamento final, a separação entre os bons e os maus, não será feita por nós, e sim por Deus (Mt 13,24-30). “O Reino de Deus ainda não se instalou definitivamente. Mas isso não se deve à imperfeição natural humana, mas a uma sabotagem premeditada, feita por aquele que quer usurpar a autoridade de Deus no mundo.” (nota de rodapé).

 

- Mas como o Mal nos faz muito mal, existe aquela canção que diz: “Que o Seu Reino de Amor se estenda sobre a Terra” – nós não estamos aguentando mais... Maranatha (“Vem, Senhor Jesus!”).

 

- Virtus in media (A virtude está no equilíbrio) – nem impotentes nem onipotentes;

 

- Um olhar para o passado... Tucídides (historiador grego – séc. IV a.C.): “Ide às fontes.”

 

- Olhando para o passado e não prisioneiro do passado (depressão); olhando para o futuro e não prisioneiro do futuro (ansiedade) – Irvin Yalom e Jesus:

 

* Yalom: a investigação do passado de uma pessoa ou de uma comunidade nos permite ser empáticos (empatia = compaixão = misericórdia = ferramenta da inteligência emocional);

 

* Jesus: “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não serve para o Reino de Deus” (Mt 9,62) – sentido: uma vez iniciado o caminho do bem, não volte para trás por motivo nenhum.

 

- Mahatma Gandhi: “Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.”

 

- NP (não presencial): autoconfrontação.

 

 

 

 

 

·        3º ENCONTRO (3 aulas):

 

- Somos mamíferos;

 

- Estímulo – (REFLEXÃO) – Resposta;

 

- De volta ao autoconhecimento... Sem autoconhecimento, não há evolução humana... Sem autoconhecimento não há autocontrole... Sem autocontrole não é possível melhorar/aperfeiçoar as relações humanas... Sem aperfeiçoamento pessoal e sem aprimoramento das relações interpessoais, nos tornaremos seres antiéticos e imorais. Continuaremos como papagaios, falando de ética e moral, mas serão meros discursos que não ultrapassarão os limites da retórica;

 

- O que podemos então fazer para desenvolvermos, gradativamente, o autocontrole?

 

- Três caminhos seguros que nos levam à paz:

 

- MEDITAÇÃO, ORAÇÃO e VISUALIZAÇÃO (práticas presentes nas mais variadas crenças espalhadas por todos os cantos do Planeta Terra) – comprovação de eficácia pela ciência como as melhores formas para atingirmos relaxamento psicossomático (mente sadia em corpo sadio); toda pessoa que ora e medita, se desenvolve enquanto ser humano (aperfeiçoamento pessoal – prática eficaz / não adianta ficar criticando o político / mude primeiro quem você é / depois eduque melhor uma criança... assim a gente começa a mudar o mundo);

 

- Dr. Francisco Di Biase – neurocirurgião (Livro: Caminhos da Cura – Editora Vozes):

 

* União entre a ciência e as tradições espirituais da humanidade: oração e meditação reforçam seu sistema imunológico (você adoece cada vez menos / como seu organismo responde: tranquilidade, harmonia, serenidade) – PSICONEUROIMUNOLOGIA...

 

* Pesquisa científica: Década de 1980, Hospital de São Francisco (Califórnia/EUA): sem que os médicos e os pacientes soubessem, quase 400 pacientes com quadros clínicos semelhantes, internados na CTI Cardiológica, foram selecionados; a metade desse grupo foi selecionada; esses pacientes foram alvo de orações... Pessoas, de diferentes crenças religiosas, espalhadas pelos EUA, começaram a fazer orações para os pacientes, no período aproximado de 07 (sete) meses. As pessoas oravam para que cada pessoa, de nome tal, internada no Hospital de São Francisco, recuperasse a saúde. O trabalho, feito por um médico, foi apresentado na Sociedade Americana de Cardiologia, causando um impacto enorme nos médicos. Todos os pacientes que foram alvo de orações passaram a ter muito menos complicações do que os demais...

 

* As tradições espirituais da Índia sempre disseram que quando 1% das pessoas de uma comunidade medita regularmente, as coisas negativas começam a desaparecer da comunidade... E esta estatística foi comprovada através de um estudo sociológico feito dos EUA;

 

* CONCLUSÃO: Se no mundo de hoje, 1% da população fizesse, regularmente, orações e meditação, provavelmente conseguiríamos reverter essa onda de violência que está destruindo a espécie humana no Planeta – destruindo a vida no Planeta...

 

Fonte: VÍDEO (ORAÇÃO E MEDITAÇÃO – Unipaz)

 

- Água benta (texto – Pasta de Estudos – modificando moléculas da água – VÍDEO: A mensagem da água);

 

- Todos nós somos, ao mesmo tempo, sapientes e dementes... Temos dentro de nós anjos e demônios, luz e trevas, o cordeiro e o lobo... Somos sim capazes de fazer o bem, mas também somos inclinados a fazer o mal;

 

- Meditar e orar nos oportuniza a promover a paz, a fazer o bem... E o bem é como a luz: realidade de irradiação.

 

- A importância da RESPIRAÇÃO... A RESPIRAÇÃO É – DE MUITOS MODOS – O PONTO DE PARTIDA (é tão simples que é difícil levar a sério / mas quem leva a sério, permanece, pois sente a força da mudança);

 

- Dr. Gaiarsa (Respiração, Angústia e Renascimento – Editora Ágora):

 

* A paz precisa ser encontrada dentro das pessoas (onde é que estão os seus pulmões?);

 

* Esteja presente a própria respiração, e encontrarás a iluminação;

 

* É possível controlar a respiração por querer (o que não posso fazer com o coração, estômago, vesícula, bexiga etc.)

 

* Estamos continuamente agitados... Toda agitação interior (raiva, medo, susto, stress, pensamentos difíceis – os maus pensamentos fazem uma espécie de asfixia que atrapalham os sentimentos, as emoções e a respiração) perturba a respiração;

 

* Parar pensamento não é fácil; parar emoção talvez seja impossível; Mas você pode controlar a respiração... Compreende? Esse é o primeiro degrau para a paz...

 

* Se você conseguir harmonizar a respiração, toda a agitação se atenua; a mente fica mais em paz; o corpo fica mais relaxado;

 

* A respiração é urgentemente necessária o tempo inteiro... Então, se ela está agitada, ela piora a agitação mental;

 

* Encha o máximo seus pulmões de ar, com cuidado, com jeito, expanda peito, barriga e depois solta...

 

* Um hábito que pode ser feito, é fácil de ser feito, e a gente começaria a espalhar uma onda de paz no mundo.

 

Fonte: VÍDEO (A IMPORTÂNCIA DA RESPIRAÇÃO – Unipaz)

 

- RESPIRAÇÃO está na base da meditação, da oração, da reflexão e da contemplação... Respirar profundamente pode não resolver o problema, mas de imediato permite você pensar melhor no problema e na solução do problema... Por um motivo muito simples: quando você respira profundamente, de imediato você reduz a ansiedade. A ansiedade crônica é o que te deixa “cego”.

 

- EXERCÍCIOS DE AMPLIAÇÃO/CONSCIENTIZAÇÃO RESPIRATÓRIA;

 

- VAMOS MEDITAR... (músicas e colchonetes);

 

- NP (não presencial): autoconfrontação.

 

 

OBS. 1: No quarto encontro que antecederá a primeira prova, assistiremos a um filme, cujo conteúdo será refletido em sala de aula.
 
OBS. 2: Todo o conteúdo ministrado deverá produzir em você capacidade de reflexão sobre sua própria conduta. Avalie seu comportamento no dia a dia, nas mais variadas situações de convivência (família, trabalho, igreja, lazer etc.). Considere tais experiências fundamentais como aulas não presenciais.
 

 
Moral ético
Crise Crescimento / Desenvolvimento
Sofrimento / Fortalecimento


" Vitus in media" A virtude está no meio. (Equilibrio)

Oração - Meditação - Contemplação  ____ Respiração

Exercício de conscientização e ampliação respiratória

04/03/2015
Filme Em defesa da Honra
Ética (Ethos) casa morada Humana
Moral (Mores) Hábitos, Tradições, Comportamentos

Winston Churchill (Ex. Primeiro Ministro da Inglaterra)
"Fanático é quem não pode mudar de ideia e não quer mudar de assunto "

Bernard Shaw (Dramaturgo)
Entusiasmo "Em (Dentro) Theos (Deus)"
Avaliação dia 22/04 valor 4+ 2P


 

0 Response to "Ética"

Postar um comentário

Publicidade

Atualizações de matérias

Publicidade

Publicidade