EMPREENDEDORISMO
04/08/2014
Funções :
Técnica representa a unidade produtiva da empresa, ou seja, a transformação da matéria prima em bens e serviços.
Comercial é responsável pelo desenvolvimento da empresa, ou melhor pela comercialização dos produtos e ou serviços.
Contabilidade por meio da contabilidade é possível visualizar a situação da empresa de forma transparente e precisa permitindo assim realizar novos investimentos aquisições e empreendimentos.
Administração sua ação é geral coordenando todas as funções com precisão organização e controle.
Segurança a principal função da segurança é proteger o patrimônio da empresa incluindo não só bens materiais mas também seus colaboradores fornecedores e clientes.
Financeiro Administra os recursos financeiros indicando o melhor momento de realizar pagamentos aquisições e investimentos sem prejudicar a saúde da empresa
Vídeos
11/08/2014
Como identificar uma oportunidade
*
Observe quais os problemas e necessidades que
poderão ser resolvidos
*
Esacala. quanto maior for a abrangência maior a
chance de ser uma boa oportunidade.
*
Diferenciação demonstrar no que a sua
oportunidade é diferente dos demais (concorrentes) fazer o mesmo que o
concorrente acabará numa disputa por preço. O seu foco deverá ser agregar,
valor do cliente .
*
Observação e analise. Observar o fluxo de
pessoas, observar os costumes, observar a frequência de repetição de
determinados hábitos e costumes.
*
Busca de informação fique atento aos
investimentos estruturantes que serão feitos no seu bairro, na sua cidade, na
sua região.
Exemplo:
·
Copo + camaleão = copo colorido para crianças.
·
Radio + Vagalume = lanterna com musica.
·
Relógio + Morcego = relógio visível em local
escuro.
Tênis Canguru
·
Para competidores , crianças, adultos, não cansa
os pés.
·
Abrangência alta.
·
Diferenciação alta devido a resistência do
material.
·
Amortecimento no impacto do solo
·
Fácil absorção
·
Competições
18/08/2014
Serviços
“serviço é qualquer ato ou
desempenho, essencialmente intangível, que uma parte possa oferecer a outro e
que não resulta na propriedade de nada. A execução de um serviço pode estar ou
não ligada a um produto concreto” (Kotler,p.448,2000).
O que é um serviço
Os bens puros são
predominantemente tangíveis e os serviços puros são predominantemente intangíveis.
Características do serviço:
1.
Intangibilidade
2.
Inseparabilidade
3.
Heterogeneidade ou variabilidade
4.
Perecibilidade
1-Os serviços são intangíveis: não podem ser vistos,
provados, testados, cheirados ou ouvidos antes de serem consumidos. Uma das características
do serviço é que o cliente possui apenas lembrança ou resultados, precisamos tangível
o intangível.
2-Significa dizer que o consumidor é parte do produto, os
serviços são inesperáveis da fonte que o prestam. A produção e o consumo
ocorrem simultaneamente alguns serviços exigem a presença do cliente e outros
não. Se a presença do cliente é indispensável, o prestador de serviços deve considerar sua necessidade.
Exemplo: Quando leva o carro para lavar enquanto se espera
pode se servir um café para o cliente.
3-Os serviços são claramente distintos uns dos outros. Não
são padronizados, essa característica permite adapta-los ás necessidades
individuais dos usuários.
4-Os serviços não podem manter-se ou serem estocados nos
pontos de vendas. Quando a demanda é instável é preciso criar estratégias para
minimizar os impactos negativos.
·
Demanda > que oferta=distribuir melhor os
dias, aumentar os preços.
·
Demanda
Exercício:
Pense em um
serviço e descreva os aspectos de:
Característica
|
Estratégia
|
INTANGIBILIDADE: Professor
|
Após o professor passar o conhecimento o aluno deverá aplica-lo no
dia-a-dia.
|
INSEPARABILIDADE: Salão de beleza
|
Enquanto o cliente espera o trabalho pode ser oferecido serviço de
copa ou similar.
|
HETEROGENEIDADE: Designer de móveis
|
Pensar qual o alvo quer atingir, diversificando modelos e tamanhos.
|
PERECIBILIDADE: Guia turistico
|
Demanda> que oferta=aumentar preço
|
São forças e demandas que fazem
os mercados funcionarem; e são resultado do comportamento das pessoas quando elas
interagem dentro de mercado. Compradores determinam a demanda e vendedores
determinam a oferta.
Preço de mercado
Determina através de um processo
de descoberta preços relativos computado dividindo-se o preço absoluto de um
bem por outro.
Estrutura de mercado
Concorrência perfeita
·
É um caso hipotético e extremo de concorrência.
·
Produtos são essencialmente homogêneo.
·
Temos a presença de muitos compradores e
vendedores.
·
Exemplo bolsa de valores
Concorrência monopolística
·
Muitos ou alguns compradores e vendedores.
·
Existem poder de mercado devido aos produtos
serem diferenciados em grau maior ou menor grau.
·
Os vendedores podem influenciar os preços dos
produtos que vendem, dado o grau de diferenciação do produto.
·
Exemplo: Butiques de um shopping, os
restaurantes, as escolas privadas, as padarias, as pequenas mercearias, etc.
25/08/2014
Monopólio
Presença de um
vendedor e muitos compradores.Existe poder de mercado por parte do vendedor
Exemplo: Petrobrás, CEMIG.
Oligopólio
Presença de
poucos vendedores e muitos compradores.
Existe poder de
mercado por parte dos vendedores, mesmo com os produtos sendo homogêneos.
Exemplo: a indústria
automobilística, a indústria de aparelhos de TV, de aparelhos de som, de
cimento.
Monopsônio
Presença de
muitos vendedores e um comprador
Existe poder de
mercado por parte do comprador
Exemplo:
cooperativa de leite
Presença de
muitos vendedores e poucos compradores.
Os compradores
influenciam significativamente os
preços, mas neste caso existe limite para esta influencia.
Demanda leis de
demanda
É a quantidade do
produto que compradores desejam e podem adquirir a diversos níveis de preços.
Á a quantidade de
produtos que vendedores desejam e podem produzir para vender a diversos níveis
de preço.
Equilíbrio de
mercado situação em que o preço de mercado (preço de equilíbrio) possibilita
que a quantidade ofertada seja igual á quantidade demandada (quantidade de equilíbrio).
Excesso de oferta
Temos um nível de preço acima do
preço do equilibrio
A quantidade ofertada é superior a
quantidade demandada neste nível de preço
Excesso de demanda
Temos um nível de preço abaixo do
preço de equilibrio.
Segmentação
*
Processo de identificação e subdivisão do
mercado em grupos homogêneos.
*
Quais as vantagens
*
Estratégia promocionais mais eficazes e mais econômicas
*
Avaliar a concorrência e conhecer a imagem da empresa
junto dos consumidores.
*
Conhecer as novas tendências do mercado.
Critérios de segmentação
·
Segmentação- geográfica divide com base em áreas
geográficas
·
Segmentação demográfica divide com base em variáveis
populacionais (idade, sexo).
·
Segmentação psicográfica divide com base em variáveis
como classe social, estilo de vida, convicções.
·
Seguimentação por comportamento divide com base
no conhecimento, uso e comportamento do consumidor em relação ao produto.
01/09/2014
O microempreendedor individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário.
para ser um microempreendedor individual é necessário faturar hoje no máximo 60 000,00 por ano, ou 5 000,00 por mês não ter participação em outras empresas como sócio ou titular e ter no máximo um empregado.
ICMS: Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços
NCM: Nomenclatura comum do Mercosul
IPI: Imposto sobre produto industrializado
ISS: Imposto sobre serviços
Lista serviço% Imposto
ST: Substituição tributária
MVA: Margem do valor agregado
Simples Nacional
O simples nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicáveis as microempresas e empresas de pequeno porte, previsto na lei complementar n°123, de 14 de dezembro de 2006. Abrange os seguimentos tributários: IRPJ, CSLL, PIS, PASEP, COFINS, IPI, ICMS,ISS e a contribuição para a seguridade social determinada á previdência social a cargo da pessoa jurídica (CPP).
22/10/2014
A missão da logística
Colocar as mercadorias ou serviços corretos, lugar
certo na hora certa, nas condições acertadas com o cliente ao
menor custo possível.
29/10/2014
Vantagens da logística
Vantagem competitiva significa uma supremacia duradoura em
relação a concorrência, obtendo a preferencia dos clientes.
Vantagem em produtividade consegue uma economia de escala e
obtém uma maior diluição de seus custos fixos.
Vantagem em valor_ serviço é instrumento poderoso na hora de
adicionar valor, entrega diferenciada, embalagem exclusiva, serviço pós venda,
assistência técnica adicional, etc.
Atividade de apoio logística
Nível de serviço
|
Transportes
|
Embalagens
|
Manuseio de materiais
| ||
Processamento de pedidos
|
Armazenagem
| |
Obtenção
| ||
Gestão de estoque
|
Programação do produto
| |
Manutenção de informações
|
Armazenagem _
Administração do espaço necessário para manter estoques, associada com a
armazenagem e também apoio a manutenção de estoques, seu objetivo é movimentar
bens sem danificá-los além do economicamente razoável.
Armazenagem_ administração do espaço necessário para manter
estoques, associada com a armazenagem e também apoio a manutenção de estoques.
Seu objetivo é movimentar bens sem danificá-los além do economicamente razoável.
Obtenção deixa o
produto disponível para o sistema logístico
Programação do
produto a programação do produto
lida com a distribuição (Fluxo de saída)
Manutenção de
informação informações de custos e desempenho, manter uma base de dados com
a informações importantes.
JUST IN TIME é considerado como uma completa “Filosofia”, a
qual inclui aspectos de administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo
físico, projeto do produto, organização de trabalho e gestão de recursos
humanos.
Filosofia JUST IN
TIME
·
Eliminação de estoque
·
Eliminação de desperdício
·
Manutenção de fluxo continuo
·
Esforço continuo na resolução de problemas
·
Melhoria continua dos processos
Fim ao desperdício e
melhora continua
1.
Desperdício de transporte
2.
Desperdício de superprodução
3.
Desperdício de material esperando em processo
4.
Desperdício de processamento
5.
Desperdício de movimento nas operações
6.
Desperdício de produzir produtos defeituosos
7.
Desperdício de estoques
As metas colocadas pelo JUST IN TIME aos vários problemas de
produção são:
·
Zero defeitos
·
Tempo zero de preparação (SETUP)
·
Estoque zero
·
Lead time zero
·
Lote unitário (uma peça)
KANBAN
Homens e maquinas deveriam produzir o máximo possível neste
sistema, não deveriam permanecer em ociosidade mesmo que o destino dos produtos
fossem os armazéns, dentre outros propósitos o mais importante é o de aumentar
a produtividade e reduzir os custos através da eliminação de todos os tipos de
fundações desnecessárias ao processo produtivo.
JIT (JUST
IN TIME)
ClienteàLojaàIndustriaàFornecedor
KANBAN
FornecedoràIndustriaàLojaàCliente
12/11/2014
Programa de qualidade 5S
O 5S é a abreviação do conceito que resume cinco termos em Japonês, que representam os cinco sensos. Seiri- Seiton- Seiso- Seiketsu- Shitsuke
A base da qualidade está na sua mão
Seiri_ Prática do desapego, descartando tudo aquilo que não é útil e um comportamento que não permite otimizar espaço físico.
Seiton_ Organizar o que nos é útil, guardando o que não é utilizado com frequência. O lema é "Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar ".
Seiso_ Senso de limpeza, ação de estímulo á limpeza. Mas o importante não é limpar e sim não Sujar.
Seiketsu_ Senso de saúde, ação que visam criar condições favoráveis para a nossa saúde física e mental
Shitsuke_ Senso de autodisciplina, manutenção dos benefícios conquistados, evitar que todo o trabalho seja despendido na fase anteriores não seja perdido.
19/11/2014
1-Considerando o custo de Mão de Obra em $230,00 o m² encargo de 6% com margem de 35% será possível vender o m² por $315,00?
2-C=$197,50 M=40% E=6%
3-C=$310,00 M=20% E=5%
4-C=$250,00 M=38% E=3%
5-C=$1,67 M=17% E=3%
26/11/2014
Processo de decisão de compra
1-Pápeis de compra
2-Riscos
3-Comportamentos
4-Processo de decisão de compra
5-Comportamento pós compra
6-Influência da situação de compra
Risco de compra
Risco de desempenho
Risco Financeiro
Risco Físico
Risco Psicológico
Risco Social
Risco de perda de tempo
Comportamento de Compra
Comportamento de compra Complexa:
È quando o consumidor não conhece muito o produto
Comportamento de compra com dissonância reduzida:
Pouco tempo para decisão e muitas opções
Comportamento de compra Habitual:
A repetição de um anuncio cria familiaridades com a marca
Exemplo: Familiarização com marca
Comportamento de compra que busca variedade:
Utilizado em padrões de valores baixo onde a avaliação do produto é feita durante o consumo.
O Processo de decisão da Compra
1-Reconhecimento da necessidade
2-Busca da informação
3-Avaliação das alternativas
4-Decisão de compra
5-Comportamento pós compra
Compra Rotineira (Reconhecimento da necessidade -- Decisão de compra -- Comportamento pós compra).
1- Necessidade; situação desejada menos a situação real
Estimulo interno_ [Fome, sede medo]
Estimulo Externo [vê pães fresco na padaria, vê o carro novo do vizinho, vê um comercial na TV]
2- Busca da informação:
Busca passiva; quando o consumidor fica mais receptivo
Busca ativa; quando o consumidor sai em busca de informações, amigos, profissionais especializados, material de leitura.
Ex: Fontes pessoais fontes comerciais, fontes publicas, fontes experimentais.
3- Avaliação das alternativas:
Atributos do produto, são as características do produto que se relacionam com as necessidades do comprador.
Atributos marcantes, São as características que "Vem á mente "do comprador quando o produto é mencionado.
A imagem de marca, um conjunto de percepções (favoráveis e desfavoráveis) do comprador, sobre cada atributo do produto
Função utilitária, define a variação da satisfação do comprador
Produto Ideal, É aquele que combina os atributos com os mais altos níveis utilitários desejados.
4- Decisão de compra
Influencia na decisão, atitudes de outras pessoas, situações imprevistas.
A decisão de compra é também influenciada pelo risco percebido que varia de acordo com a quantia de dinheiro, incertezas e a auto confiança do comprador.
5- comportamento pós compra
Quando compara o valor que você pagou é menor que o esperado
se R Maior E Cliente encantado
se R Igual E Cliente satisfeito
se R Menor E Cliente desapontado
Depressão pós compra
Para reduzir a depressão as empresas utilizam de formas para aumentar a utilização do produto.
Exemplo: Micro-ondas com livro de receitas.
Influência do ambiente para a compra
* Influencias físicas
Ambiente de varejo com aglomeração
* Influencia sociais
compras em grupo, comportamento de vendedores, comportamento de outros clientes.
* Influencia do tempo
Falta de tempo, emergência, convivência.
* Influencia de disposição do consumidor
estresse, ansiedade, medo, fadiga, envolvimento emocional, bom/mau humor.