Empreendedorismo

EMPREENDEDORISMO

04/08/2014

 

 
Funções :

Técnica representa a unidade produtiva da empresa, ou seja, a transformação da matéria prima em bens e serviços.

Comercial é responsável pelo desenvolvimento da empresa, ou melhor pela comercialização dos produtos e ou serviços.

Contabilidade por meio da contabilidade é possível visualizar a situação da empresa de forma transparente e precisa permitindo assim realizar novos investimentos aquisições e empreendimentos.

Administração sua ação é geral coordenando todas as funções com precisão organização e controle.

Segurança  a principal função da segurança  é proteger o patrimônio da empresa incluindo não só bens materiais mas também seus colaboradores fornecedores e clientes.

Financeiro Administra os recursos financeiros indicando o melhor momento de realizar pagamentos aquisições e investimentos sem prejudicar a saúde da empresa

https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=7BC1EC1035948FEE&resid=7BC1EC1035948FEE%21180&app=PowerPoint
Vídeos
 



http://editecminas.blogspot.com.br/2014/08/empreendedorismo-video-pipoca-do-valdir.html


http://editecminas.blogspot.com.br/2014/08/empreendedorismo-video-velcro-coca-cola.html

 

 11/08/2014

Como identificar uma oportunidade

*     Observe quais os problemas e necessidades que poderão ser resolvidos
*     Esacala. quanto maior for a abrangência maior a chance de ser uma boa oportunidade.
*     Diferenciação demonstrar no que a sua oportunidade é diferente dos demais (concorrentes) fazer o mesmo que o concorrente acabará numa disputa por preço. O seu foco deverá ser agregar, valor do cliente .
*     Observação e analise. Observar o fluxo de pessoas, observar os costumes, observar a frequência de repetição de determinados hábitos e costumes.
*     Busca de informação fique atento aos investimentos estruturantes que serão feitos no seu bairro, na sua cidade, na sua região.
 
Exemplo:
·         Copo + camaleão = copo colorido para crianças.
·         Radio + Vagalume = lanterna com musica.
·         Relógio + Morcego = relógio visível em local escuro.

Tênis Canguru
·         Para competidores , crianças, adultos, não cansa os pés.
·         Abrangência alta.
·         Diferenciação alta devido a resistência do material.
·         Amortecimento no impacto do solo
·         Fácil absorção
·         Competições

18/08/2014


Serviços
“serviço é qualquer ato ou desempenho, essencialmente intangível, que uma parte possa oferecer a outro e que não resulta na propriedade de nada. A execução de um serviço pode estar ou não ligada a um produto concreto” (Kotler,p.448,2000).

O que é um serviço
Os bens puros são predominantemente tangíveis e os serviços puros são predominantemente intangíveis.

 
Características do serviço:

                   1.            Intangibilidade
                   2.            Inseparabilidade
                   3.            Heterogeneidade ou variabilidade
                   4.            Perecibilidade

1-Os serviços são intangíveis: não podem ser vistos, provados, testados, cheirados ou ouvidos antes de serem consumidos. Uma das características do serviço é que o cliente possui apenas lembrança ou resultados, precisamos tangível o intangível.
2-Significa dizer que o consumidor é parte do produto, os serviços são inesperáveis da fonte que o prestam. A produção e o consumo ocorrem simultaneamente alguns serviços exigem a presença do cliente e outros não. Se a presença do cliente é indispensável, o prestador de serviços  deve considerar sua necessidade.
Exemplo: Quando leva o carro para lavar enquanto se espera pode  se servir um café para o cliente.
3-Os serviços são claramente distintos uns dos outros. Não são padronizados, essa característica permite adapta-los ás necessidades individuais dos usuários.
4-Os serviços não podem manter-se ou serem estocados nos pontos de vendas. Quando a demanda é instável é preciso criar estratégias para minimizar os impactos negativos.
·         Demanda > que oferta=distribuir melhor os dias, aumentar os preços.
·         Demanda
 
Exercício:
Pense em um serviço e descreva os aspectos de:
 

Característica
Estratégia
INTANGIBILIDADE: Professor
Após o professor passar o conhecimento o aluno deverá aplica-lo no dia-a-dia.
INSEPARABILIDADE: Salão de beleza
Enquanto o cliente espera o trabalho pode ser oferecido serviço de copa ou similar.
HETEROGENEIDADE: Designer de móveis
Pensar qual o alvo quer atingir, diversificando modelos e tamanhos.
PERECIBILIDADE: Guia turistico
Demanda> que oferta=aumentar preço

 Oferta, Demanda e Mercado
São forças e demandas que fazem os mercados funcionarem; e são resultado do comportamento das pessoas quando elas interagem dentro de mercado. Compradores determinam a demanda e vendedores determinam a oferta.

Preço de mercado
Determina através de um processo de descoberta preços relativos computado dividindo-se o preço absoluto de um bem por outro.

Estrutura de mercado

Concorrência perfeita
·         É um caso hipotético e extremo de concorrência.
·         Produtos são essencialmente homogêneo.
·         Temos a presença de muitos compradores e vendedores.
·         Exemplo bolsa de valores
 
Concorrência monopolística

·         Muitos ou alguns compradores e vendedores.
·         Existem poder de mercado devido aos produtos serem diferenciados em grau maior ou menor grau.
·         Os vendedores podem influenciar os preços dos produtos que vendem, dado o grau de diferenciação do produto.
·         Exemplo: Butiques de um shopping, os restaurantes, as escolas privadas, as padarias, as pequenas mercearias, etc.
  

25/08/2014


Monopólio
Presença de um vendedor e muitos compradores.
Existe poder de mercado por parte do vendedor
Exemplo: Petrobrás, CEMIG.

Oligopólio

Presença de poucos vendedores e muitos compradores.

Existe poder de mercado por parte dos vendedores, mesmo com os produtos sendo homogêneos.

Exemplo: a indústria automobilística, a indústria de aparelhos de TV, de aparelhos de som, de cimento.


Monopsônio


Presença de muitos vendedores e um comprador

Existe poder de mercado por parte do comprador

Exemplo: cooperativa de leite


 Oligopsônio

Presença de muitos vendedores e poucos compradores.
Os compradores influenciam  significativamente os preços, mas neste caso existe limite para esta influencia.
Demanda leis de demanda
É a quantidade do produto que compradores desejam e podem adquirir a diversos níveis de preços.
 Oferta  leis de demanda
 
Á a quantidade de produtos que vendedores desejam e podem produzir para vender a diversos níveis de preço.
 
Equilíbrio de mercado situação em que o preço de mercado (preço de equilíbrio) possibilita que a quantidade ofertada seja igual á quantidade demandada (quantidade de equilíbrio).
 
 
 
Excesso de oferta
Temos um nível de preço acima do preço do equilibrio
A quantidade ofertada é superior a quantidade demandada neste nível de preço
Excesso de demanda
Temos um nível de preço abaixo do preço de equilibrio.
 
Segmentação
*    Processo de identificação e subdivisão do mercado em grupos homogêneos.
*     Quais as vantagens
*     Estratégia promocionais mais eficazes e mais econômicas
*     Avaliar a concorrência e conhecer a imagem da empresa junto dos consumidores.
*    Conhecer as novas tendências do mercado.
 
Critérios de segmentação
·         Segmentação- geográfica divide com base em áreas geográficas
·         Segmentação demográfica divide com base em variáveis populacionais (idade, sexo).
·         Segmentação psicográfica divide com base em variáveis como classe social, estilo de vida, convicções.
·         Seguimentação por comportamento divide com base no conhecimento, uso e comportamento do consumidor em relação ao produto.

 01/09/2014


O microempreendedor individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário.

para ser um microempreendedor individual é necessário faturar hoje no máximo 60 000,00 por ano, ou 5 000,00 por mês não ter participação em outras empresas como sócio ou titular e ter no máximo um empregado.

ICMS: Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços

         NCM: Nomenclatura comum do Mercosul

IPI: Imposto sobre produto industrializado

ISS: Imposto sobre serviços

       Lista serviço% Imposto

       ST: Substituição tributária

       MVA: Margem do valor agregado

 

Simples Nacional

O simples nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicáveis as microempresas e empresas de pequeno porte, previsto na lei complementar n°123, de 14 de dezembro de 2006. Abrange os seguimentos tributários: IRPJ, CSLL, PIS, PASEP, COFINS, IPI, ICMS,ISS e a contribuição para a seguridade social determinada á previdência social a cargo da pessoa jurídica (CPP).





Matéria relacionada: Adaptando Hábitos para ser empreendedor



06/10/2014
Fórmula para calcular preço de venda
P=C/[1-(M+E)]





      ELEMENTOS

PRODUTO A

PRODUTO B

PRODUTO C

PRODUTO D

        CUSTO TOTAL UNI. 

$85,00

$149,57

$160,00

$1,9935

       % DE ENCARGO      SOBRE VENDAS

8%

9,91%

5%

5%

     % MARKUP SOBRE CUSTO

    20%

27,50%

4%

30%

     PREÇO DE VENDA

?

?

?

?
 
PA
P=85/1-(0,20+0,08)
P=85/0,72
P=118,05556

PB
P=149,57/1-(0,275+0,0991)
P=149,57/0,6259
P=238,96789

PC
P=160/1-(0,04+0,05
P=160/0,91
P=175,82418

PD
P=1,9935/1-(0,30+0,05)
P=1,9935/0,65
P=3,06692

Definições
Custo Fixo
São aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção, independem portanto do nível de atividade conhecidos também como custo de estrutura.

Custo variáveis
São aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividade. seus valores dependem diretamente do volume de vendas efetivado num determinado período.

Ponto de equilíbrio
è a divisão do custo pelo valor que me sobra da venda de uma unidade, o resultado desse calculo deverá ser a minha produção para empatar com os custos que tenho durante o mês.


22/10/2014 

A missão da logística
Colocar as mercadorias ou serviços corretos, lugar certo na hora certa, nas condições acertadas com o cliente ao menor custo possível.
29/10/2014
Vantagens da logística

Vantagem competitiva significa uma supremacia duradoura em relação a concorrência, obtendo a preferencia dos clientes.

Vantagem em produtividade consegue uma economia de escala e obtém uma maior diluição de seus custos fixos.

Vantagem em valor_ serviço é instrumento poderoso na hora de adicionar valor, entrega diferenciada, embalagem exclusiva, serviço pós venda, assistência técnica adicional, etc.

Atividade de apoio logística


 
 
Nível de serviço
Transportes
Embalagens
Manuseio de materiais
Processamento de pedidos
Armazenagem
Obtenção
Gestão de estoque
Programação do produto
Manutenção de informações

 

Armazenagem _ Administração do espaço necessário para manter estoques, associada com a armazenagem e também apoio a manutenção de estoques, seu objetivo é movimentar bens sem danificá-los além do economicamente razoável.

Armazenagem_ administração do espaço necessário para manter estoques, associada com a armazenagem e também apoio a manutenção de estoques. Seu objetivo é movimentar bens sem danificá-los além do economicamente razoável.

Obtenção deixa o produto disponível para o sistema logístico

Programação do produto  a programação do produto lida com a distribuição (Fluxo de saída)

Manutenção de informação informações de custos e desempenho, manter uma base de dados com a informações importantes.

JUST IN TIME é considerado como uma completa “Filosofia”, a qual inclui aspectos de administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, projeto do produto, organização de trabalho e gestão de recursos humanos.

Filosofia JUST IN TIME

·         Eliminação de estoque

·         Eliminação de desperdício

·         Manutenção de fluxo continuo

·         Esforço continuo na resolução de problemas

·         Melhoria continua dos processos

Fim ao desperdício e melhora continua

       1.            Desperdício de transporte

       2.            Desperdício de superprodução

       3.            Desperdício de material esperando em processo

       4.            Desperdício de processamento

       5.            Desperdício de movimento nas operações

       6.            Desperdício de produzir produtos defeituosos

       7.            Desperdício de estoques

As metas colocadas pelo JUST IN TIME aos vários problemas de produção são:

·         Zero defeitos

·         Tempo zero de preparação (SETUP)

·         Estoque zero

·         Lead time zero

·         Lote unitário (uma peça)

KANBAN

Homens e maquinas deveriam produzir o máximo possível neste sistema, não deveriam permanecer em ociosidade mesmo que o destino dos produtos fossem os armazéns, dentre outros propósitos o mais importante é o de aumentar a produtividade e reduzir os custos através da eliminação de todos os tipos de fundações desnecessárias ao processo produtivo.

JIT (JUST IN TIME)

ClienteàLojaàIndustriaàFornecedor

KANBAN

FornecedoràIndustriaàLojaàCliente
 

 12/11/2014
Programa de qualidade 5S
O 5S é a abreviação do conceito que resume cinco termos em Japonês, que representam os cinco sensos. Seiri- Seiton- Seiso- Seiketsu- Shitsuke
A base da qualidade está na sua mão
 
 
Seiri_ Prática do desapego, descartando tudo aquilo que não é útil e um comportamento que não permite otimizar espaço físico.
Seiton_ Organizar o que nos é útil, guardando o que não é utilizado com frequência. O lema é "Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar ".
Seiso_ Senso de limpeza, ação de estímulo á limpeza. Mas o importante não é limpar e sim não Sujar.
Seiketsu_ Senso de saúde, ação que visam criar condições favoráveis para a nossa saúde física e mental
Shitsuke_ Senso de autodisciplina, manutenção dos benefícios conquistados, evitar que todo o trabalho seja despendido na fase anteriores  não seja perdido.
 
19/11/2014
1-Considerando o custo de Mão de Obra em $230,00 o m² encargo de 6% com margem de 35% será possível vender o m² por $315,00?
2-C=$197,50   M=40%      E=6%
3-C=$310,00   M=20%      E=5%
4-C=$250,00   M=38%      E=3%
5-C=$1,67       M=17%      E=3%
26/11/2014
Processo de decisão de compra
1-Pápeis de compra
2-Riscos
3-Comportamentos
4-Processo de decisão de compra
5-Comportamento pós compra
6-Influência da situação de compra
 
Risco de compra
Risco de desempenho
Risco Financeiro
Risco Físico
Risco Psicológico
Risco Social
Risco de perda de tempo
 
 Comportamento de Compra
Comportamento de compra Complexa:
È quando o consumidor não conhece muito o produto
Comportamento de compra com dissonância reduzida:
Pouco tempo para decisão e muitas opções
Comportamento de compra Habitual:
A repetição de um anuncio cria familiaridades com a marca
 
Exemplo: Familiarização com marca

 
Comportamento de compra que busca variedade:
Utilizado em padrões de valores baixo onde a avaliação do produto é feita durante o consumo.
 
O Processo de decisão da Compra
1-Reconhecimento da necessidade
2-Busca da informação
3-Avaliação das alternativas
4-Decisão de compra
5-Comportamento pós compra
 
Compra Rotineira (Reconhecimento da necessidade -- Decisão de compra -- Comportamento pós compra).
 
1- Necessidade; situação desejada menos a situação real
   Estimulo interno_ [Fome, sede medo]
  Estimulo Externo [vê pães fresco na padaria, vê o carro novo do vizinho, vê um comercial na TV]
 
2- Busca da informação:
Busca passiva; quando o consumidor fica mais receptivo
Busca ativa; quando o consumidor sai em busca de informações, amigos, profissionais especializados, material de leitura.
Ex: Fontes pessoais fontes comerciais, fontes publicas, fontes experimentais.
 
3- Avaliação das alternativas:
Atributos do produto, são as características do produto  que se relacionam com as necessidades do comprador.
Atributos marcantes, São as características que "Vem á mente "do comprador quando o produto é mencionado.
A imagem de marca, um conjunto de percepções (favoráveis e desfavoráveis) do comprador, sobre  cada atributo do produto
Função utilitária, define a variação da satisfação do comprador
Produto Ideal, É aquele que combina os atributos com os mais altos níveis utilitários desejados.
4- Decisão de compra
 
Influencia na decisão, atitudes de outras pessoas, situações imprevistas.
A decisão de compra é também influenciada pelo risco percebido que varia de acordo com a quantia de dinheiro, incertezas e a auto confiança do comprador.
 
5- comportamento pós compra
Quando compara o valor que você pagou é menor que o esperado
se R Maior E Cliente encantado
se R Igual E Cliente satisfeito
se R Menor E Cliente desapontado
 
Depressão pós compra
Para reduzir a depressão as empresas utilizam de formas para aumentar a utilização do produto.
Exemplo: Micro-ondas com livro de receitas.
 
Influência do ambiente para a compra
* Influencias físicas
Ambiente de varejo com aglomeração
* Influencia sociais
compras em grupo, comportamento de vendedores, comportamento de outros clientes.
* Influencia do tempo
Falta de tempo, emergência, convivência.
* Influencia de disposição do consumidor
estresse, ansiedade, medo, fadiga, envolvimento emocional, bom/mau humor. 
 
 
 

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